quarta-feira, 16 de julho de 2008

Notícia da OASRS: lançamento do Alçapão nº 1- em www.oasrs.org

O Núcleo do Médio Tejo e a Delegação de Portalegre da Ordem dos Arquitectos celebraram o Dia Mundial da Arquitectura com o lançamento de publicações: «PapelParede» tem 16 páginas a preto e branco com capa e contracapa a cores, uma tiragem de mil exemplares e dedica o número zero ao tema do «não lugar»; «Alçapão», o fanzine de Portalegre, apresenta-se com 48 páginas e 500 exemplares. «PapelParede» deverá ser trimestral; «Alçapão» é um fanzine: sai quando tiver de sair.
Se as publicações são uma vontade de afirmação, «PapelParede» diz ao que vem, no editorial de Pedro Costa e Rui Serrano: quer divulgar a arquitectura no seu cruzamento com as «artes, o território, a paisagem, a imagem e as ciências sociais», estar próximo da «cultura local» (os territórios do Médio Tejo), «estimular a intervenção crítica» e abrir a revista «a todos os interlocutores externos». O editorial de «Alçapão» é uma frase: «espaço alternativo de divulgação de arquitectura».

«PapelParede» parte do trabalho do investigador Marc Augé sobre «Não Lugares», espaços sem identidade, história e relações, espaços de passagem, comunicação e consumo, por oposição aos sítios onde se funda uma existência, uma identidade e uma história. Para evocar um não lugar, a revista escolheu a A23.
Entre vários textos, «Alçapão» questiona o processo de aquisição, pelo arquitecto, «dos desejos e anseios do cliente» e da resposta que lhes dá, «segundo os seus próprios critérios e conceitos de funcionalidade». O resultado é o cliente sentir orgulho por uma casa ou objecto com a qual não sonhou mas sobre os quais o convenceram de que eram precisamente aqueles com que sonhava?
«Alçapão» tem um texto sobre a actividade dos Gabinetes de Apoio Técnico, definições sobre o que é e não é arquitectura, uma reflexão desenhada sobre o que é «Portugal» ou uma discussão sobre a razão pela qual há necessidade de dividir uma janela em «múltiplos quadradinhos».
PapelParede
Núcleo do Médio Tejo
Rua D. João IV, 47-49, Abrantes
www.oamediotejo.org
E-mail: n.mediotejo@oasrs.org
Alçapão – fanzine de arquitectura dura
Delegação de Portalegre
E-mail: Aqui.jas@sapo.pt

Sem comentários: